O que significa o posto do Barbeiro, que remonta à Idade Média ?

Sabes de onde vêm o brilhante posto de barbeiro de três cores que viram na frente do teu salão de cabeleireiro ou barbeiro ? As farmácias têm uma cruz verde, os oculistas têm um par de óculos para sinalização. Porquê que os cabeleireiros não usam apenas uma tesoura, mas este poste de barbeiro vermelho e azul ?

Para entender completamente as razões desta tradição, precisamos voltar à Idade Média, uma época felizmente passada, quando não apenas ia-mos ao cabeleireiro para cortar o cabelo ou fazer a barba.

A origem do posto de barbeiro, portanto, remonta ao tempo em que os cabeleireiros também trabalhavam como dentistas e cirurgiões. Eles usaram os seus conhecimentos, e as suas ferramentas e a sua destreza em particular para praticar sangria, pequenas operações cirúrgicas ou arrancar os dentes.

A maioria dos médicos era apenas homens da Igreja, e isso levou os barbeiros a substituírem os médicos para realizar todas essas pequenas cirurgias. Este é o nascimento da profissão de cirurgião de barbeiro: o seu cabeleireiro também era seu cirurgião! Mas o que isso tem a ver com o posto da barbearia ?

Ambroise Paré, muitas vezes considerado o pai da cirurgia moderna na França, também começou a sua formação ocupando o lugar de aprendiz barbeiro como cirurgião-barbeiro. Lá, ele aprendeu a manusear a navalha e familiarizou-se com o derramamento de sangue antes de ser admitido como enfermeiro barbeiro no Hôtel Dieu em Paris em 1533, onde passou de aprendiz a mestre cirurgião barbeiro.

Pólo de barbeiro : significado associado à atividade cirúrgica de barbeiros na Idade Média

Foi essa atividade paralela que inspirou a criação do poste de barbeiro. O poste de barbeiro simbolizava o graveto que o paciente estava a segurar na boca para tornar as veias mais proeminentes e promover a circulação sanguínea. E então, ao mesmo tempo, ajudou a canalizar a dor do paciente, porque naquela época ainda não havia anestesia e era necessário morder algo.

Pelas cores do poste de barbeiro, vermelho e branco provêm da prática generalizada de derramamento de sangue, que envolveu a retirada de sangue do paciente na tentativa de curá-lo de uma doença ou infecção. Graças aos avanços da medicina moderna, sabemos agora que talvez não tenha sido a melhor idéia. No entanto, esse método foi usado na Idade Média para tratar de tudo, desde resfriados simples até doenças mais mortais. As bandagens brancas encharcadas de sangue associadas ao sangramento inspiraram as listras vermelhas e brancas. As listras azuis que nem sempre estão presentes também simbolizam a cor das veias cortadas durante o sangramento.

Outra teoria sugere que o azul foi adicionado ao poste de barbeiro por patriotismo para lembrar as cores da bandeira americana. Os barbeiros colocavam o poste de barbeiro do lado de fora da barbearia para informar aos clientes que estavam abertos.

O poste de barbeiro hoje

O penteado masculino percorreu um longo caminho desde a Idade Média, mas o posto de barbeiro continua hoje na representação icônica da profissão. Atualmente, o uso do poste de barbeiro azul-branco-vermelho é menos difundido na Europa do que nos Estados Unidos ou em outros países anglo-saxões, mas o seu uso está-se a tornar cada vez mais difundido no mundo.

O posto de barbeiro dá um lado retrô e vintage que adere muito bem às tendências atuais. Às vezes, também são objeto de polêmica quando são usados por cabeleireiros, porque os barbeiros reivindicam uso exclusivo.

Pequeno toque de humor….

O posto de barbeiro estacionário, que na versão mais recente liga-se graças a um motor elétrico, é, portanto, o sinal tradicional de cabeleireiros-barbeiros. Caracterizados por as suas listras helicoidais azuis, brancas e vermelhas, atraem o olho com as suas cores, espirais, movimento e ilusão de ótica que cria. O que é surpreendente com esse sinal é que, embora o movimento seja feito em torno de um eixo vertical, temos a impressão de ver um movimento não horizontal, mas vertical também. Essa ilusão de ótica engana o nosso sistema visual sobre o movimento real que ocorre no cilindro. À medida que as espirais do posto de barbeiro se movem para a direita, o nosso olho percebe uma impressão de movimento de cima para baixo. Isso é explicado pela forma cilíndrica do posto e do nosso campo de visão limitado.

A ausência de informações adicionais significa que o nosso cérebro faz um atalho e escolhe o movimento mais lento e o mais fácil de identificar, ou seja, o movimento de baixo para cima. Algo para atrair os olhos e virar a cabeça, e assim descobrir a tua vitrina. O que poderia ser melhor para um cabeleireiro-barbeiro ?