Após o início de 2020, o espectro da crise de 2008 voltou a surgir. Hoje, 2021, estamos em pleno dentro, nunca vivemos isto…

Aqui estão as minhas dicas para endireitares o teu salão em caso de dificuldades.

Não desanimes, porque podes sempre transformar a situação em teu favor, seguindo uma certa abordagem e adotando certas práticas a fim de sair dela.

Aqui estão as 8 principais regras a seguires para teres a vantagem sobre as dificuldades que o teu negócio está enfrentando.

1. Identifica os problemas e a sua importância

Pára de dizer a ti mesma que os problemas são temporários e que eles vão resolver-se sozinhos! Se persistires em minimizá-los, nunca serás capaz de encontrar a solução que corresponda à tua real magnitude. Estabelece uma estrutura de gestão e aceita o facto de que o teu negócio está a correr mal para que possas sair dos problemas.

2. Acredita na tua recuperação

Quando a tua empresa está com problemas, o mesmo acontece com todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento do teu negócio. Os seus funcionários, credores, fornecedores, clientes, etc. não podem ser tão cooperativos e eficientes se o quadro não o permitir.

Deves, portanto, convencer todos os principais jogadores da tua empresa de que a aquisição é possível e que eles são os únicos garantes. Tens de ser corajosa, supere o estresse e aprende a reconhecer os teus erros para retificares cada tomada de decisão tua. Certifica-te também de desenvolveres um plano de recuperação, com credibilidade e confiança como palavras de ordem!

3. Não tenhas medo de declarar o estado de emergência

Não hesites em convocar uma reunião com os teus acionistas, para definires com eles um conjunto de ações a serem tomadas para sair desta situação, e para começar a trabalhar nisso o mais rápido possível. Certifica-te também de dares a ti própria um prazo para inverter a tendência e alcançares os teus objectivos. Isto terá o efeito de compensar as tuas perdas e vai permitir-te concentrares-te mais no desenvolvimento do teu negócio.

4. Identifica as causas e as soluções que te correspondem

Trabalha conosco, isto vai te ajudar a identificares as verdadeiras causas da tua falta de desempenho e dos teus problemas económicos. As tuas atividades devem ser examinadas em detalhes e deves identificar os problemas a fim de responder com um plano de recuperação adaptado.

5. Elabora um plano de recuperação para a duração de um exercicio financeiro anual

Um plano de recuperação deve ser implementado ao longo de um ano e de acordo com um calendário bem estabelecido. Deves elaborá-lo sob a forma de um plano de negócios, que acrescentará visibilidade e credibilidade ao teu conjunto de ações, especialmente em relação aos teus clientes, fornecedores, financiadores e funcionários! Cria uma atmosfera propícia à construção e desenvolvimento das oportunidades que tens e assegura-te de que todos os teus funcionários sejam confortados, a fim de dar-lhes mais moral e orgulho.

6. Construir sobre os ativos que tens à tua disposição

Uma vez desenvolvido o teu plano de redução de perdas, precisas desenvolver outro plano que te vai permitir gerar lucros, aproveitando os pontos fortes do teu salão. Concentra-te no desenvolvimento dos pontos-chave que tornaram a tua imagem bem sucedida e nas tuas capacidades específicas. Diz-te que é graças a esses elementos que podes transformar a situação a tua vantagem, e que quanto mais dominares as ferramentas que usas para relançar o teu negócio, mais rápido e eficiente será o resultado !

7. Elimina custos desnecessários

A tua estratégia de cobrança deve ser acompanhada por um pacote de medidas relacionadas à revenda de ativos (por exemplo, stock de produtos não utilizados), à descontinuação de certas atividades e à redução de pessoal. Isto irá reduzir os teus custos, especialmente aqueles que são significativamente maiores do que o lucro que geres.

8. Aprende com a crise

A tua recuperação dependerá, portanto, da revisão e melhoria da tua gestão e do teu ambiente. Inspira uma nova vida no teu salão de Cabeleireira para cortar com os teus erros passados e anteriores. Durante a tua reorganização, faz perguntas a ti mesma sobre as escolhas que precisas de fazer, os erros que não queres voltar a cometer e como podes melhorar a tua relação com as pessoas que queres manter. Estabelece uma carta de boas práticas a ter.

Assim, quando a tua empresa está em dificuldade, deves colocar todas as chances do teu lado para começares de novo em boas bases. Deves, portanto, armar-te de coragem, sangue frio e a capacidade de projetares-te num futuro mais brilhante. Também deves admitir os teus erros e aprender com eles e evitares cometê-los novamente e explorar os pontos que já tinhas deixado de lado antes e que, no entanto, seriam úteis para tu reiniciares a tua atividade.