O sorriso é uma filosofia de vida. Um sorriso pode-te trazer tudo !

Porque a oportunidade não se apresenta ou não se presta ao sorriso ou porque te falta o desejo, não sorrias…

No entanto, se tu soubesses tudo o que um sorriso pode dizer sobre ti e trazer-te em troco, tu não hesitaria nunca mais por um segundo em sorrires várias vezes por dia.

O que é um sorriso, senão o modo mais imediato de comunicação com o outro, aquele que ainda não conhecemos, aquele que desejamos convencer, aquele que queremos conquistar e, ainda mais, aquele que amamos? Todos tivemos a experiência: sem este encorajamento, sem um SORRISO a comunicação não passa, o diálogo congela, a relação é bloqueada.

Tudo o que tens de fazer é olhar directamente nos olhos da pessoa a quem queres sorrir para desencadear o sorriso dela, para que ela, cliente ou não, se sinta a vontade.

Eu recomendo-te a prática diária, de “curas de sorriso” LOL. Sim, podes rir 😉  De facto, vários estudos têm demonstrado o efeito extremamente positivo de estimular sorrisos nas relações sociais. O sorriso enriquece o receptor sem empobrecer o doador, diz o ditado popular. Os japoneses estão bem cientes disto, pois é tradicional que apresentem um rosto sorridente em todas as circunstâncias. Mesmo durante o luto.

“Aquele que não sabe sorrir não deve abrir um negócio”.
– PROVÉRBIO CHINÊS

Também no Japão, a marca global de cosméticos, Shiseido, instituiu “Smile Schools” onde os estudantes aprendem o impacto positivo de um rosto aberto, a importância e o prazer de sorrir para uma « troca de cara-a-cara ». Um teste realizado nestas escolas permitiu pôr em prática as o que aqui te disse até agora.

O sorriso mais eficaz? O “120%”, que descobre os dentes: é muito mais apto a transmitir uma impressão de amizade do que o “100%” que, embora esteja aberto, não descobre os dentes. Há um provérbio chinês que diz: “Se não se pode sorrir, não se deve abrir um negócio”. Por isso, vamos ouvi-lo ! 

O sorriso interior, um método ancestral

Mas cuidado! Não sorrimos apenas para os outros: quando sorrimos, fazemos o bem para nós próprias. Sorrir é bom para o moral, mas também, se acreditarmos nos mestres taoístas, bom para o físico – os órgãos libertam então, segundo eles, “uma secreção semelhante ao mel”, uma garantia de longevidade segundo eles.

Sorrir para si próprio? Nas tradições orientais, isto é chamado o sorriso interior, que é parte integrante de muitas técnicas de meditação. O sorriso atractivo não é apenas o dos lábios. É também, talvez mesmo em primeiro lugar, o dos olhos, do olhar que sopra esta luz, este brilho formidável, para o rosto.

Podes rir de mim, mas eu riu para mim todas as manhãs em frente ao meu espelho. E quando faço fotos, sempre tenho um sorriso no canto do lábio, ou um olhar especial. Porquê ? Porque sei e compreendi a importância do sorriso desde sempre, sobretudo no mundo dos empresários, mais precisamente quando estás em contacto a clientela (fisico ou telefone, é igual !).

É uma dupla inescapável: não há sorriso brilhante sem um olho que “friso”, sem um olhar como se estivesse iluminado por dentro. O sorriso interior permite-nos tomar consciência do nosso corpo através do sentimento e assim concentrar a nossa atenção no momento presente. É particularmente indicado para todas as situações de desconforto e de falta de auto-estima.

Sabias disto ? (fonte francesa sobre o sorriso « sourire »)

92% das pessoas consideram que um sorriso é um trunfo importante.

88% acreditam que o sorriso é o elemento mais importante da sedução.

75% pensam que uma pessoa sorridente inspira confiança.

Sorriso, sinal de juventude

A um nível mais prosaico, é bem conhecido que um sorriso tem outro efeito igualmente mágico. Faz-nos parecer muito mais jovens de repente. “Poupa dez anos”, é o ditado nos círculos estéticos. Um verdadeiro sorriso usa todos os músculos da pele, 27 músculos de cada lado do rosto e vai até às pálpebras”, disse o Dr Nicolas Georgieu, cirurgião plástico em Bayonne, durante um programa sobre a France 5, opondo-o a “um sorriso forçado, apenas um sorriso esquemático que congela a cara”.

O sorriso preserva, portanto, a juventude. Porque a sua acção reduz a produção de hormonas responsáveis pelo envelhecimento e activa os músculos zigomáticos que têm um efeito de aperto no rosto, para melhor prevenir o afrouxamento da pele. Numerosos estudos mostram que as pessoas que mais sorriem são as que vivem mais tempo.

Os adultos sorriem em média apenas 5 vezes por dia

As crianças podem sorrir quase 400 vezes por dia

Para além desta ginástica facial, o sorriso liberta emoções negativas e afasta o stress (baixa o cortisol, aquele que depois do açúcar e associado a ele, é o que mata mais no nosso mundo de loucos em 2021).

Um estudo americano publicado na Psychological Science mostra que sorrir, mesmo nos momentos mais difíceis, ajuda a combater a ansiedade, mesmo quando se força a si próprio !

Consequência: o ritmo cardíaco diminui, o sorriso liberta endorfinas, produtos químicos que trazem bem-estar. Para manter o moral em alta, sabe o que tem de fazer ! Também podes optar por a respiração « cohérance cardique » que pratico todos os dias, a razão de 3x ao dia. Sim, porque baixar o cortisol, ter uma boa respiração, uma alimentação adaptada, um sono 5 estrelas e praticar exercicio… isso são as chaves do bem estar! E quando estamos bem, tudo está bem OK ! Acredita em mim, se conheces a minha história de cancro do pulmão, sabes que venho de longe.

O sorriso faz-nos felizes. Um sorriso franco e sincero tem uma influência positiva quase instantânea sobre os outros. Além disso, dependendo do grau de simpatia de um sorriso sincero, a pessoa dará uma impressão mais ou menos aumentada de confiança, o que lhe permitirá convencer mais facilmente a pessoa com quem está a falar.

O SORRISO, a TUA chave do sucesso, que não te custa nada 😉