Descontos, vouchers, presentes… Da livraria local ao salão de cabeleireiro, passando pelas áreas de bem-estar e salões de beleza, muitos de vocês oferecem cartões de fidelidade aos seus clientes.

Numa altura de hiper-escolha, que cartão escolher para aumentar a fidelidade dos clientes ?

Cara leitora,

se quiseres encontrar uma solução para gerar um rendimento adicional em tua casa ? 
não percas a oportunidade de te juntares ao PROGRAMA REVOLUÇÃO !
Clica no botão abaixo para saberes mais e para te registares já !

Quais são as possibilidades do cartão digital ?

O objectivo de tirar melhor partido deles.

Numa época em que os consumidores dizem ser cada vez menos fiéis às marcas, os cartões de fidelidade nunca foram tão numerosos em circulação. Em média, há 6 a 7 cartões de fidelidade na carteira dos consumidores. Descontos no checkout, gratuitos ou pagos, permitem-lhe tirar partido dos descontos ao longo do ano. No entanto, apesar do entusiasmo por este sistema de recompensa, os clientes estão cada vez mais desapontados. De facto, 50% deles já não se sentem “privilegiados”. E por uma boa razão, o cartão de fidelidade física tem os seus limites. Face a este fenómeno, a desmaterialização deu um novo impulso e novas perspectivas a esta ferramenta de fidelização.

Ativar uma estratégia de fidelidade

Os cartões de fidelidade são uma ótima maneira da tua empresa conseguir que os seus clientes voltem mais vezes e gastem mais. Embora o marketing de conteúdo tenha crescido dramaticamente com o advento da Internet, a importância da lealdade nunca foi tão grande.

Neste objectivo, é obviamente uma questão de cuidares do consumidor durante o processo de compra (antes, durante e após a marcação), e de estabeleceres um serviço ao teu cliente eficiente e personalizado.  Um cliente fiel é precioso e tudo deve ser feito para o sentir! Há muitas alavancas para ativar: vendas particulares, concursos, programas de fidelidade… Cabe-te a ti usares a tua criatividade para engajar a tua comunidade !

Os sistemas de lealdade também incluem o famoso cartão de fidelidade. Permite-te reforçares a imagem de marca da tua empresa, do teu espaça, da TUA marca.

Se o cliente estiver satisfeito, ele voltará para ti e falará sobre isso. Por outro lado, se o cliente não estiver satisfeito, ele pode dar-te muita má publicidade. Em qualquer caso, isto terá inevitavelmente um impacto na tua empresa. Isto é especialmente verdade com o desenvolvimento das redes sociais, muito mais facile falar sem dar cara com as pessoas e dizer coisas que nunca teriam dito de outra forma, infelizmente.

Hoje em dia, a experiência do cliente tornou-se a chave para o sucesso. Um cliente satisfeito será tentado a voltar ao teu espaço e a fazer novas compras, novas marcações. Num segundo passo, o comprador, o cliente pode sentir-se confiante. Ele sente que tu estás-te a preocupar com os seus desejos e pode reclamar o cartão de fidelidade ele mesmo. Em suma, o cliente sente-se valorizado e que as suas expectativas foram tidas em conta.

Ao criares uma conexão com os teus clientes, eles tenderão a voltar ao teu salão com mais facilidade e da mesma forma que tu constróis lealdade.

Os programas de fidelidade também são uma forma de saber mais sobre o cliente e cliente avatar. Do número de telefone ao endereço de e-mail, todas as informações do cliente são armazenadas numa base de dados. Desta forma, cada venda será analisada e permitirá estabelecer uma estratégia de marketing avançada para incentivar o consumidor a comprar. Mais nomes também para expandir o ficheiro clientes.

Escolhe o programa certo para os teus cartões de fidelidade.

Se o cartão de fidelização ou cartão premium é uma boa ferramenta de fidelização, deve ser adaptado aos teus clientes para ser eficaz. Uma relação de confiança deve ser estabelecida com o consumidor desde o início. Qual é o princípio do cartão de fidelidade ? Como é que funciona na prática ? 

O cartão de assinatura que oferece um desconto sistemático. Este é um mecanismo que é uma solução a longo prazo. A solução ideal para a fidelização dos clientes a longo prazo.

O cartão do selo que lhe permite contar o número de visitas do teu cliente para lhe dar um desconto na próxima visita. Este sistema convida os clientes a virem regularmente e recompensa-os até mesmo pelos menores gastos. Podes fazer de forma manual ou digital ou as duas.

O cartão de pontos, que é baseado no valor gasto, quanto mais o cliente compra, mais pontos ele ganha. Estes pontos podem ser utilizados para aceder a produtos ou serviços gratuitos ou com desconto. Esta é uma solução vantajosa para o teu espaço, uma vez que incentiva o cliente a consumir cada vez mais. Este programa serve portanto bem os teus objectivos de aumentar o carrinho de compras ou a frequência das compras.

Assim, os teus clientes poderão consultar os seus pontos e recompensas no seu espaço pessoal no teu website.

Com o surgimento de novas tecnologias, o cartão de fidelidade em papel pode parecer obsoleto. Tendo sido dado em abundância, já não é sinónimo de benefícios para a maioria dos clientes que tendem a esquecê-lo quando passam pela caixa. Os consumidores de hoje em dia preferem ver as ofertas e benefícios no seu smartphone. Portanto, é difícil imaginar o futuro do cartão de fidelidade em papel… Apesar disso, ela ainda está muito presente no mercado. Na verdade, para algumas marcas, uma em cada duas, tu tens que ir à loja para obteres o teu programa de fidelidade. As marcas, portanto, permanecem apegadas a ele. No entanto, de acordo com vários especialistas, o cartão físico irá desaparecer um dia ou outro para dar lugar ao cartão digital.

Na era da desmaterialização e das transacções electrónicas, o cartão digital é um trunfo importante para evitar a multiplicação de cartões que estão empilhados na tua carteira. A digitalização cria uma poderosa alavanca para a personalização das relações com os teus clientes. Integrado no smartphone, isso permite que o usuário tenha o seu cartão em mãos o tempo todo. A partir de agora, o consumidor não pode mais esquecer ou perder o seu cartão de fidelidade, pois ele está no teu telefone.

Como resultado, as trocas com os consumidores são mais frequentes e a experiência do cliente é enriquecida e melhorada. Os descontos são anunciados por mensagens ou e-mails através de campanhas de marketing. O cliente recebe, portanto, uma série de indicações sobre os descontos de que pode beneficiar. Os cupões de desconto também já não são necessários para tirar partido de um desconto, o smartphone é suficiente! Desta forma, o cliente não pode mais perder uma promoção vantajosa. Ele está constantemente atento à evolução dos teus serviços.

Acima de tudo, concentra-te na experiência do cliente, que deve ser uma das tuas prioridades estratégicas. Para mostrar que queres trazer o melhor aos teus clientes, podes, por exemplo, personalizar os teus cartões de fidelização, mas também enviar comunicações de marketing SMS dedicadas a alertá-los para ofertas exclusivas para premiar a sua fidelidade.

Personaliza a tua comunicação, cria uma verdadeira comunidade ao mesmo tempo e destaca-te da concorrência, oferecendo um serviço na vanguarda da tecnologia. Além disso, ao automatizares a gestão dos teus programas de fidelização, tu vais poupar um tempo considerável! Uma grande vantagem quando tens dias muito ocupados no salão.

Embora o cartão de fidelização possa por vezes ter uma imagem desactualizada, continua a ser uma óptima ferramenta de relação com o cliente para um negócio como o teu. Como os teus clientes já não se associam aos seus smartphones, o cartão digital oferece novas possibilidades.