Colorações para cabelo : Perigosas para a tua saúde ?

Formigueiro, irritação, secura do couro cabeludo, odor desagradável… a coloração do cabelo é acompanhada de muitos inconvenientes menores.

Quer colores o teu cabelo em casa ou vás a um salão, os produtos utilizados são muitas vezes mais ou menos químicos. Há um ditado bem conhecido que se tem de sofrer para se ser bonita. Mas muitas pessoas interrogam-se se é seguro colorir o cabelo ou se existem riscos reais para a saúde.

Efeitos sobre o cabelo

Ao alterar quimicamente o cabelo, a coloração (ou descoloração) enfraquece-o e reduz a sua força. Por esta razão, as mulheres que colorem o seu cabelo são frequentemente aconselhadas a usar tratamentos especiais para re-hidratá-lo e restaurar a sua força e brilho. Nunca é recomendado colorir o cabelo com demasiada frequência, uma vez que os químicos são agressores e, quando usados com muita frequência, podem prejudicar seriamente a aparência e a saúde do cabelo.

Nada de novo

Estes são todos factos muito familiares. Os cabeleireiros recomendam sempre deixar passar um certo tempo entre as colorações, tal como sugerem evitar fazer uma mudança demasiado radical (por exemplo, de preto para louro platinado). Os efeitos sobre o cabelo são o lado negativo da coloração e não implicam o potencial para problemas de saúde mais graves, se não estiveres em contacto de forma pontual como seria uma cabeleireira PRO.

Os cabeleireiros estão a viver perigosamente ?

lien vers podcast

Em duas ocasiões nos últimos 20 anos, um grupo de investigação ligado à Organização Mundial de Saúde identificou a profissão de cabeleireiro como um provável carcinogéneo. De facto, a proximidade constante de químicos relacionados com a coloração do cabelo, entre outras coisas, pode aumentar o risco de os cabeleireiros desenvolverem cancro. Isto é um motivo de preocupação para os cabeleireiros! Eu continuo a lutar para que os profissionais trabalhem com os materiais adequados e façam atenção. Continuo triste a ver fotos de trabalhos com nenhuma proteção adequada ao serviço que estão a fazer. Não imaginam um segundo o que pode acontecer, infelizmente.

Os cabeleireiros são constantemente expostos a produtos químicos. Este não é o caso para aquelas que colorem o cabelo, mesmo numa base muito regular. (1x/mês)

Produtos cada vez menos nocivos existem. Continua a ser importante ler os rótulos e compreender o que está realmente dentro e não nos basearmos no que nos dizem os comerciais, muitas vezes mentirosos (Por falta de conhecimento ou por saberem e quererem simplesmente vender mais. Deves ter compreendido que nenhuma marca está no meu coração. Gosto de ver por mim, há 1 em 100 comerciais que são mesmo honestos. Vejo isso por minha experiência, falo por mim claro e pelo retorno de outros profissionais. Seria feliz que isso mudasse de forma a trabalharmos realmente juntos para o bem estar de todos. Um dia, quem sabe.. )

Por outro lado, as colorações de cabelo estão na doca há já várias décadas. (sem falar das marcas. Sabes, é como o cigarro, antes diziam que era bom para a saude LOL é marketing.. como tudo) Foram realizadas muitas pesquisas, muitas das quais conduziram à proibição de certos compostos químicos ou marcas de corantes.

Por exemplo, embora os corantes utilizados antes de 1980 fossem considerados problemáticos e cancerígenos, estudos recentes mostraram que os produtos que têm estado nas prateleiras desde essa altura são seguros. A investigação continua e se um ingrediente ou produto for considerado inseguro na mente dos cientistas, ele é retirado do mercado.

Isto não significa que devemos deixar de ser cuidadosos. De facto, todos os anos são desmascarados novos ingredientes potencialmente cancerígenos e é impossível ter a certeza de que o risco tenha sido completamente erradicado. No entanto, a comunidade científica assegura-nos que os perigos são mínimos. Não foi estabelecida qualquer correlação significativa entre a utilização de corantes (comercializados desde 1980) e a ocorrência de cancro. (Não sei porquê, mas já não acredito nisso. Quem como eu é dos anos 80, 86 para mim, somos a geração que mais esteve em contacto com tudo o que é cancerígeno e que mais vai sofrer. Eu mesma e muitas pessoas e amigos da minha década, sofremos disso. Ainda é tempo de mudar ! )

Outros efeitos desagradáveis dos corantes

Dito isto, para além dos rumores de carcinogenicidade, o corante pode ter outros efeitos adversos para a saúde. Em primeiro lugar, pode causar reacções alérgicas, especialmente nas pessoas com pele sensível. Por conseguinte, é fortemente recomendado que testes a tua pele para garantir que não tenha uma reacção antes de utilizar o corante. (48h antes é top, sabemos que 24h por vezes não chega ! ) Algumas pessoas também aproveitam a oportunidade para testar o produto num pequeno fio de cabelo para verificar se a cor “sai bem”.

Também, para alguns, a inalação dos químicos nas colorações de cabelo pode causar náuseas e dores de cabeça, até enxaquecas. As mulheres grávidas são também aconselhadas a não colorir o seu cabelo. As colorações de cabelo convencionais muitas vezes nem sequer funcionam no cabelo de mulheres grávidas devido às hormonas, assim como tem flutuações de hormonas devido a medicamentos, etc.. !

Produtos “naturais” para coloração do cabelo

Para reduzir os riscos, algumas pessoas recorrem a produtos ditos naturais para o cabelo, tais como a hena. Estes produtos são normalmente vendidos em lojas de produtos alimentares saudáveis. Mas natural não quer dizer sem riscos e não deveria ser feito em casa ! É verdade que os corantes naturais, que contêm menos químicos (como o amoníaco), são menos agressivos para o cabelo e para a saúde. No entanto, devem ser abordados com cautela. Por um lado, os resultados são muitas vezes decepcionantes de um ponto de vista estético. Por outro lado, antes de te precipitares para um produto chamado natural, não te esqueças de ler a lista de ingredientes. Por vezes são adicionados produtos químicos ao pigmento natural para aumentar a sua eficácia ! E mesmo 100% natural, há sempre a ter em conta o que fizemos ao nosso cabelo. Ser técnica cabeleireira, não se improvisa, é um saber que até profissionais não tem. O henné ainda é pouco usado em portugal e muitos profissionais não sabem utilizar e ao que devem ter atenção ao fazer. A estrutura do cabelo pode quebrar se não for feito bom diagnostico.

Corantes semi-permanentes

As colorações semi-permanentes são frequentemente menos prejudiciais para o cabelo. Não alteram a estrutura do cabelo, não envolvem qualquer processo de descoloração e contêm muito menos químicos. No entanto, este método de coloração não tem apenas vantagens. Por um lado, é ineficaz em mascarar cabelos grisalhos. Em segundo lugar, como o nome sugere, a coloração semi-permanente não dura muito tempo !

No salão de cabeleireiro

A coloração do cabelo num salão, feita por um profissional, é conhecida por ser menos prejudicial para a saúde do cabelo. Os cabeleireiros usam geralmente produtos de alta qualidade. Além disso, eles sabem melhor como tratar o teu cabelo em segurança. Poderão frequentemente recomendar formas de evitar que o teu cabelo fique demasiado

desidratado. Finalmente, um bom cabeleireiro poderá aconselhár-te. Se ele ou ela sentir que um determinado tipo de tratamento capilar pode ser nocivo para o teu cabelo, ele ou ela irá orientár-te para um processo mais adequado às tuas necessidades e ao estado do teu cabelo. Caso contrario, foje ! 

A vigilância é ainda necessária

Em resumo, não há necessidade de abordar a coloração de cabelo com grande apreensão, mas deves ter cuidado. E, se os teus medos se recusarem a evaporar, aprende a amar o teu cabelo como a natureza pretende! Isto vai poupar-te muito trabalho… 😉