Devemos tentar um corte de cabelo a seco ?

Há dois tipos de cabeleireiros : os que lavam o cabelo antes de o cortar, e os que o lavam depois de o cortar. Vamos dar uma vista de olhos aos cortes de cabelo a seco.

Na maioria das vezes, o cliente entra no salão, senta-se na cadeira para um diagnóstico rápido, e depois veste um roupão antes de fazer o shampoo (isto nos melhores dos casos, quantas vezes vi profissionais nem falarem antes com o cliente…). O corte de cabelo é feito em cabelo molhado após um champô e por vezes um tratamento. Quem ja teve uma cliente pedir o preco do tratamento e dizer se for caro nao quero.. No meu caso, era tudo incluido. Mesmo se a minha clientela era consciente de que era eu a profissional que decidia, eu decidi desde o inicio colocar all inclusive porque sim, eu é que decido. (senao, é como ir ao dentiste e perguntar se a anestesia local era cara e caso sim, entao nao é necessario..) enfim, para mim nao fazia sentido entao, para dar a sensação de perda a essas 1-2 clientes anuais que me perguntavam isso, eu sempre dizia que nao lhe mudaria o preco e so eu é que decidia de como queria tratar o cabelo para o poder tratar da melhor forma.

A prática mais comum porque é a mais fácil de aprender numa academia de cabeleireiro : é cortar logo em cabelo cabelo molhado, a tesoura desliza bem e corta mais facilmente o cabelo, mas a contrapartidas. O problema é que ao cortares em cabelo molhado, nao vais ver o resultado ao natural. Pois ao secar o cabelo tu vais dar aquelo jeito teu que nao é da tua cliente, entao nem sempre vais ter um resultado ao top, a cliente vai ter que lutar em casa para ter um resultado que ela quer, vai ter de domptar o seu cabelo. Ora, para mim, é importante de saber trabalhar o cabelo de maneira a que a cliente em casa nao tenha nada a fazer. Isso para mim era e sera sempre a minha base de corte. Eu detesto brushing, detesto danificar cabelos e sobretudo quero que cada uma das minhas clientes ganhem em tempo de preparacao em casa e facilidade de penteado.

Vais dizer que perdia clientes para fazer brushing no meu salao de maneira semanal ? Eu digo te que nao. Pois o meu foco nao era partir o meu punho em brushings.. eu, a minha especialidade era cortes faceis para casa e relooking total. De modo que preferia ter mais tempo para esse tipo de clientela do que clientela de brushing.. sobretudo que elas pagavam para ter esse resultado perfeito e natural. De modo que ganhava em tempo e em dinheiro 🙂 

Então porque não experimentares um corte de cabelo a seco de imediato ?

OK, sei que é uma tecnica que nao é bem ensinada por estes lados, é um trabalho bem especifico, que deves compreender. É ter uma certa visão do espaço, utilizar o bom material e teres a confiança da tua cliente e em ti! 

Porquê adotar os cortes a seco ? 

Claro que havera sempre alguns cortes que deves começar em cabelos molhados, são muitos poucos mas existem.

O tempo passado em frente do espelho contigo é uma das muitas vantagens desta técnica. Mais do que um simples diagnóstico, temos a possibilidade de observar o cliente como um todo em frente ao espelho, de ver como ela se mantém, como exprime os seus desejos, como ela propria se prepara e toca no cabelo. Esse tempo é precioso para nos e para cada cliente.

Também podemos ver como o seu cabelo está posicionado, como está habituado a penteá-lo e ver os cuidados que lhe sao prestados. É então mais fácil cortar o cabelo, observando o resultado à medida que se vai avançando, como se faria com uma escultura.

Sobre isso, poderia falar horas e horas, mas isso fica para as minhas alunas de curso, porque é a minha marca, a minha Signature 🙂 

O corte a seco é adequado para todos os clientes? 

Como ja te disse antes, ha sempre alguns cortes especificos que nao podemos utilizar de imediato esta técnica, mas sao muitos poucos. Esta técnica é adequada para todos os tipos de cabelo : fino a grosso, liso a encaracolado, curto a longo. Nos meus salões, costumava praticar desta forma, e era algo que sempre ensinei as minhas colaboradoras.

Se estiveres interessada neste método rápido e eficiente, recomendo-te o meu curso “Ser Cabeleireira”.   

No entanto, alguns cabeleireiros ainda estão retissentes em usar esta técnica porque é mais difícil de dominar. E se não dominares, podes estragar tudo, pode virar ao desastre.  É por isso que é frequentemente preferido apenas no cabelo encaracolado ao frisado,( e mesmo assim, vejo tanto erro! Temos de ver o corte como o facto de embelezar a pessoa, re-criar a oval. Não devem ser madeixas cortadas perfeitamente da mesma longura, mas madeixas que realcem o rosto. Mas não digo mais.) Como as ondas, os caracois tendem a subir ao secar, criando um forte volume nas raízes, (aprende a secar esse cabelo e cuidar dele !!! ) é mais eficaz observar o resultado em tempo real no cabelo seco para ver como os caracóis são colocados e como este cabelo exigente reage ao corte. É uma técnica a seco diferente e bem especifica para se ter um resultado ao top. Adoro cabelos cacheados, é um prazer enorme de transformar.

O que é um bom corte a seco ?

Um bom corte seco começa com uma boa técnica de corte, mas também com um bom par de tesouras que cortam perfeitamente. 

E se quiseres usar um blade como eu faço, tens de mudar a lâmina para cada cliente. É necessário mudares a lâmina para cada cliente. O risco de o cabelo não ser cortado de forma tão limpa e de serem criadas pontas espigadas é elevado se não o fizeres OK. Fora disso, não há contra-indicações, é saberes utilizar a boa técnica e as boas laminas !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *