Aqui estão algumas alternativas e conselhos

Mas porque é que este parasita existe ?

Como é que se combate e, mais importante, como se livrar dele ?

O piolho é um campeão da sobrevivência. O piolho fêmea põe lêndeas, que permanecem presas ao cabelo perto do couro cabeludo durante cerca de 7 dias. Se o piolho for removido do cabelo, morre em 48 horas… mas isso é um mínimo.

Para dissipar ideias preconcebidas :

Antes de mais, precisas de um bom mantra: “É chato sim… mas não é grave“.

Durante muito tempo, o tratamento dos piolhos foi baseado no uso de productos contendo insecticidas (malathion e pirethrum).

O aparecimento de resistência a estes tratamentos e a sua neurotoxicidade levou ao desenvolvimento de produtos que actuam mecanicamente em fazer sufocar os piolhos, tais como o dimeticone (um óleo de silicone), a oxiftirina, o miristato de isopropilo, óleo de parafina, óleo de coco ou de jojoba, cera de abelha, etc. Estes produtos são agora preferidos, mas raramente 100% anti-lentas (ou não para todos, infelizmente), daí a necessidade de repetir o tratamento uma semana mais tarde (na melhor das hipóteses). E um pente super fino de metal é essencial neste processo!

Existem também remédios naturais, por exemplo :

Deixa-o durante a noite sob celofane (filme alimentar) ou uma toalha. Não há nada de agradável em revestir a cabeça de maionese como uma grande batata frita LOL, mas o ridículo não nos mata, apenas aos piolhos hihi.

Fala-se muito em óleos essenciais para controlo de piolhos, eu sou uma delas, pois sempre recomendei para as minhas clientes mães em salão, pois o quimico não era algo que preconizo, nem elas. Alguns deles são conhecidos por terem propriedades anti-parasitas. Os que funcionam com piolhos: lavanda, eucalipto, árvore de chá e gerânio. Colocar duas gotas no champô ajuda a repulsidade. Também, colocar na almofada ou directamente detras das orelhas (diliudo em oleo adequado segundo a idade da criança claro!)

Mas por favor, não precisas de ir ao departamento veterinário, para combater piolhos em animais, há óleo essencial de lavanda e dimeticone. Ou geraniol. Alguns produtos ainda contêm piretro (que foi retirado da venda para humanos por ser ineficaz e tóxico) ou pior, fipronil (tipo fipronil + escândalo na internet…). Desvio de produtos, tais como elixir bucal (menta, porque não, mas há álcool), whisky (há definitivamente álcool), gel hidroalcoólico (também há), mostarda (a sério ?), bombas insecticidas (demasiado perigosas), pasta de dentes (mas pára!), e porque não coco seco de iaque? (vamos parar com estas ideias loucas aqui, imagino o quanto pode ser terrivel a cosseira da tu cria-criatura neste caso ou tua, mas sempre calma e cuidado, ler rotulos, ver o meu artigo sobre isso)

OK, estás certamente numa situação angustiante. O teu couro cabeludo é como um bife tártaro devido a maionese e a irritação pode atingir níveis tais que tu não sabes se tens piolhos ou não. Basta falar sobre eles, e também já me estou a coçar (mamma mia!!!)

Existe o método suave, mas lento. Muito lento…

Se os produtos químicos não funcionarem, é necessária uma forma mecânica. Demora muito tempo a remover piolhos, ninfas e lêndeas adultas. Mas se não quiseres passar a noite coberta de maionese sob uma touca de natação com celofane, aqui estão algumas alternativas para usares só ou em combinação.

Chegar à “raiz” do problema: a forma mais segura é removê-los à mão e/ou com um pente fino de dentes. As lêndeas são difíceis de ver em cabelos claros, e os piolhos são difíceis de ver em cabelos escuros. Aspirar previamente o cabelo para poupar tempo, e penteá-lo no fim, em cabelo molhado. 

O bar de piolhos : sim, há anti-piolhos profissionais que estão lá para te ajudar, nem sei se já abriram em Portugal para ser honesta. (pois, lá venho eu, a Swissinha… se calhar este artigo vai-te ajudar a criar o teu negocio e nem sequer vais admitir que foi a minha ideia MDR.. não a sério, vamos ao que importa) O técnico irá livrar-te dos parasitas. Mas não adianta se não limpares depois em casa novamente, é como tudo.. tens de seguir o processo em casa; o método dinâmico de pentear com óleo: na banheira, espalhar folhas de papel de cozinha e colocar uma generosa quantidade de azeite na cabeça. O cabelo deve estar completamente embebido. Depois utilizar um pente de metal para pentear o cabelo desde a raíz de forma dinâmica. A substância gordurosa torna este processo mais fácil (e o cabelo curto também ajuda claro…). O movimento deve ser bastante vigoroso, para que os piolhos sejam transportados para as pontas com a ajuda do óleo. Isto deve ser feito duas vezes, com um óleo e/ou vinagre diferentes (diluído). A alteração da viscosidade facilita a apanha de diferentes populações de tipos de piolhos. Depois é deitar os papéis ao lixo, bem longe de tudo, bem fechado, (longe, muito longe… ou atirar tudo eventualmente para um grande incêndio de limpeza). Lavar o cabelo com um champô mentol, pode ser com óleos essenciais, aplicar um pouco de amaciador e já está. Enxaguar. Depois pentear o cabelo fio a fio com um pente metálico. Repetir durante o tempo que houver piolhos.

Método trifásico

Tratar toda a família ao mesmo tempo !

Finalmente, enquanto o pequenote estiver na escola, deves estar vigilante… 

Prevenção e repulsão é a solução

Para evitar que voltem, lavar o cabelo com champô de mentol e/ou coco e colocar 2 gotas de óleos essenciais. Utilizar por exemplo elásticos para cabelo embebidos em óleo essencial de árvore de chá ou de eucalipto ou colocar os mesmos detrás das orelhas e travesseiras. Isto deve ser suficiente. Mas se toda a escola estiver infestada, não será suficiente… Um repelente deve ser colocado nos casacos (não… não na cabeça !).

Qualquer coisa que possa prejudicar a saúde do piolho (e preservar a tua !!! ) e quebrar o seu ciclo reprodutivo: laca, secador de cabelo (muito quente), alisador de cabelo tipo prancha, gel de cabelo, coloração de amoníaco -se tiveres de fazer o teu cabelo claro e unicamente em adultos !!! , ou descolorante (peróxido de hidrogénio) -se tiveres de fazer o teu cabelo claro e unicamente em adultos !!!, vários sprays…. Tudo isto não é muito eficaz a longo prazo, mas poupa tempo e funciona para 1 vez…

Vá lá, calma agora que sabes tudo isto. Sabemos que é super irritante, mas não importa… e no final, os piolhos no jardim-de-infância não são muitos em comparação com os problemas que terás na escola primária, secundária… LOL vale mais rir exato ?

Sobretudo : Não deves ir ao cabeleireiro, pois ainda existem “profissionais” que são capazes de cortar cabelos sem controlar e depois é uma catástrofe !

Qual o melhor remédio anti piolhos ?

O método natural :

Mas aqui vão apenas conselhos de utilização de oleos essenciais : 

  1. De 3 meses a 3 anos: Óleo essencial de Lavanda Orgânica Fina
  2. De 3 anos a 6 anos: óleo essencial de lavandina orgânica
  3. A partir dos 6 anos de idade: Óleo essencial de Lavanda Orgânica Aspic

Qual pente anti piolhos escolher ?

Após centenas de testemunhos no Instagram e facebook, de mães e profissionais de cuidados infantis, temos como “vencedor” o pente anti-piolhos // ASSY 2000 // que, após testes em casa, não deixou piolhos nas cabeça dos pequenotes.

O método {NÃO} natural das farmácias : 

Se experimentaste o método natural mas não funcionou como querias e os piolhos são mesmo persistentes ou simplesmente a tua paciência tem limites, podes ir à farmácia e comprar um tratamento anti piolhos com nitrogénio mas sem insecticidas, tipo Pouxit XF. Mas lê bem os rótulos, não é por se vender em farmácia que é “bom” para o teu pequenote OK.

Aplica este produto lendo cuidadosamente as recomendações nas instruções de utilização e faz tudo como indicado. Isso vai variar segundo o tipo de produto.

Como se livrar de piolhos, lêndeas e tutti quanti em casa ?

Muitas pessoas acham que limpar toda a roupa de cama, almofadas, almofadas, edredons, animais de peluche, etc., é inútil. Mas, eu sou daquelas que sim, acha que é SUPER util fazer todo esta limpeza chata.. Nunca o tive de fazer mas já o fiz em como aprendiz porque levamos com um susto então quando se trabalha em salão de luxo, não fazemos perguntas, agimos logo. E porquê ? Simplesmente porque os piolhos podem sobreviver até 3 dias fora do couro cabeludo e as lêndeas até 10 dias. Então cada tecido que possa ter contacto com a cabeça do pequenote é logo para lavar OK. Mas claro, só tu decides ! Aqui apenas são conselhos e não ciência infusa.

Portanto, pela minha parte, aconselho te a colocares tudo na máquina de lavar a 60 graus no mínimo ou a congelar tudo durante 48 horas a -20 graus em sacos de lixo.

Ahhhh já me ia esquecer ! PENSA NA CADEIRA AUTO do teu pequenote !!! Trata também a cadeira do carro, bem como o sofá, poltronas e tapetes com spray anti piolhos ambiental extra forte Paranix por exemplo. Pulverizar o produto quando o pequenote não estiver presente e deixar os quartos de janela aberta ou objetos ao ar livre durante 30/45 minutos.

Então agora que sabes tudo, é “Olho aberto” e sobretudo muita Coragem…

PS: já sabes agora porquê que gosto dos meus filhos de cabelos curtos e que adoro o óleo essencial de lavanda. Até agora eles sempre fugiram a isso, embora já por algumas vezes houve amiguinhos que decidiram fazer “Piolhos Party”. Que continue assim 🙂 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *