Como escolher tesoura de corte ?

Para conseguir belos cortes de cabelo, deves primeiro ter tesouras de cabeleireiro de qualidade. E cuidado, a tua tesoura tornar-se-á a extensão da tua mão assim como a tua forma de expressar a tua arte sobre a fibra. Um mau par de tesouras significa um risco de desenvolvimento de TMS em frances, DME→ Distúrbios músculo-esqueléticos ! Assim como alergias ao nickel por exemplo (atenção aos preços baixos OK)

De todos os modelos de tesouras existentes no mercado, que tipo de tesouras deves comprar para Ser Cabeleireira

Cara leitora,

se quiseres tornar-te uma cabeleireira ?
não percas a oportunidade de te juntares ao curso SER CABELEIREIRA !
Clica no botão abaixo para saberes mais e para te registares já !

A primeira coisa a saber é que não existem as melhores tesouras de corte de cabelo, mas sim as que melhor se adaptam às tuas mãos. Portanto esquece a modo de X modelo, quem decide é a tua mão ! Aqui estão os principais critérios a considerar na compra de tesouras de cabeleireiro.

É essencial que a tesoura seja fabricada em aço inox ou em aço-carbono com revestimento inoxidável senão o pode causar a oxidação de lâminas de qualidade inferior.

Ao adquirir sua tesoura, num estabelecimentos que têm boa reputação, fica atenta para a extensão da garantia fornecida contra defeitos de fabricação.

Lojas especializadas em artigos de cutelaria costumam ser uma ótima alternativa, sobretudo as que também comercializam navalhas. A navalha, o blade, é capaz de substituir as tesouras em diversas etapas do corte, além de ser essencial para garantir um acabamento preciso nas regiões da nuca e das orelhas.

O tipo de tesouras

Aqui estão as tesouras de cabeleireiro mais comummente usadas :

As tesouras rectas ou de nível têm duas pegas simétricas. São de desenho tradicional com furos para dedos e polegares numa linha recta e nivelada. Uma tesoura reta é um desenho mais básico onde o cotovelo do estilista funciona a partir de uma posição mais alta.

Com uma tesoura offset, o buraco do polegar move-se para dentro em direcção aos parafusos da tesoura. A vantagem destes modelos, de acordo com alguns, é que reduzem a fadiga ao cortar. São mais ergonómicos e permitem que o cotovelo do cabeleireiro trabalhe numa posição mais baixa e natural. (como a minha)

As tesouras serrilhadas têm uma ou duas lâminas serrilhadas em forma de pente. O que os torna diferentes é que apenas cortam uma percentagem do cabelo que apanham (entre 10 e 70%), deixando o resto intacto.

O tamanho das tesouras

Os cabeleireiros usam geralmente tesouras de 5,5 polegadas e 6 polegadas. Eu prefiro o 6.5. A razão é que estas tesouras de cabeleireiro são adequadas para quase 80% de todas as técnicas de corte e de penteado. De facto, este é o tipo mais comum de tesouras utilizadas nas escolas de beleza.

O tamanho da tesoura de cabeleireiro é medido desde a ponta da lâmina até à extremidade do buraco no dedo mais distante. Tesouras mais pequenas entre 4,5 polegadas e 5,5 polegadas permitem um corte mais preciso. São frequentemente utilizados para cortes complexos, retoques ou cortes próximos da pele. As tesouras de 6 polegadas ou mais são as mais adequadas para cortes muito técnicos.

O tipo de lâmina

De um modo geral, existem dois tipos de lâminas de corte: aresta biselada e aresta convexa.

Este é um desenho mais antigo e é o mais comummente utilizado. As tesouras de bordos biselados são perfeitas para estudantes ou cabeleireiros “inexperientes”. Embora boas para uso geral, as lâminas de arestas biseladas funcionam bem para corte detalhado e corte de cabelo seco.

As tesouras convexas têm uma lâmina de corte mais macia, mas são mais caras e delicadas. Com uma lâmina convexa, o bisel é arredondado ao estreitar-se para formar o bordo. Os custos de afiação são geralmente mais elevados, o caso das minhas.

As lâminas convexas são também conhecidas como lâminas de estilo japonês. São feitas de aço inoxidável e são mais pesadas do que as lâminas biseladas.

Pode ouvir falar de lâminas micro-serradas para um corte limpo, ou alguma outra invenção de marketing…

O tipo de pegas

Podem ser encontradas pegas diferentes: para pessoas canhotas ou destras, haverá mesmo algumas para cabeleireiros ambidestros.

Existem 4 tipos: escalonado, nivelado, torcido, e guindaste.

No que diz respeito às tesouras para a direita ou para a esquerda, é mais uma vez uma questão de conforto e adaptação: o corte deve permanecer natural. Uma pessoa canhota com uma tesoura de mão direita não deve “forçar” o corte.

O preço

O preço da tesoura também pode influenciar a sua escolha. Uma tesoura de cabeleireiro normal para uso doméstico pode custar tão pouco como 20 euros. Para um estilista profissional, contudo, um bom par de tesouras pode facilmente custar várias centenas de euros. Como exemplo, uma tesoura topo de gama feita de aço japonês 440C pode custar mais de 3.000 euros.

Finalmente, não te esqueças que a manutenção das lâminas, os mecanismos de tensão e a afiação das lâminas são importantes para o uso e a vida útil da tua tesoura. Deves confiar unicamente em profissionais do sector.

Toma bem conta das tuas lâminas !