
No mundo profissional, muitos termos diferentes – técnicos, comerciais, mais ou menos cativantes – são utilizados para designar a mesma técnica ou operação de serviço.
Este é o caso das técnicas preparatórias para a coloração. É portanto difícil fazer sentido a uma selva verbal que varia de acordo com a moda, mas também com a terminologia comercial concebida para tornar o produto fácil de identificar e lembrar. Portanto, esteja atento e leia as instruções e a embalagem !
Em qualquer caso, estas técnicas permitem o clareamento de uma coloração de oxidação e consistem em eliminar os pigmentos artificiais trazidos por uma coloração.
Existem várias técnicas ditas preparatórias para a coloração :
- A GOMMAGE, é uma técnica concebida para eliminar um brilho ou para fazer sobressair o mosqueado provocado pela sobreposição de corantes anteriores.
- A DECAPAGEM (remoção de maquilhagem ou limpeza) são técnicas concebidas para eliminar parcial ou totalmente os pigmentos artificiais fornecidos pelos corantes de oxidação, com ou sem clareamento, dependendo da resistência do decapante ou da base de clareamento escolhida.
- A MORDANCAGE é uma técnica concebida para preparar o cabelo para receber uma tinta de oxidação ou um branqueador.
- A PRÉ-COLORAÇÃO ou pré-pigmentação é uma técnica que permite a adição de pigmentos artificiais a cabelos muito finos para levantar a sombra; é aplicada nos comprimentos e pontas antes da aplicação da cor desejada.
O REALCE DA COR é uma técnica que permite unificar uma tonalidade adicionando pigmentos (vermelho) à mistura do corante a aplicar.